No passado dia 3 de Março, a Direcção do CNT foi recebida pelo Sr. Secretário de Estado da Educação, Doutor João Costa, numa audiência que teve como principal objectivo a apresentação institucional do Conselho Nacional de Tradução.
Durante esse encontro, os representantes do CNT (Fernando Ferreira Alves, Ana Isabel Ornellas e Marco Neves) tiveram oportunidade de apresentar os principais objectivos deste órgão, nomeadamente a defesa dos interesses e da dignidade da tradução, enquanto consultor, interlocutor e parceiro privilegiado das instâncias governamentais em matérias relacionadas com esta actividade, tendo em conta as urgentes transformações legislativas para adaptar o exercício profissional em Portugal às exigências da União Europeia.
Houve ainda oportunidade para manifestar as principais expectativas associadas às profissões das línguas, com especial enfoque nas questões socioprofissionais, nomeadamente da dignificação, notoriedade, estatuto e reconhecimento da tradução e interpretação a nível nacional e internacional.
De realçar a abertura e disponibilidade demonstradas pela tutela neste domínio, o que deverá ser encarado como um sinal positivo e favorável, tendo em conta a sensibilização para o papel estratégico das profissões das línguas, nomeadamente nos domínios político, social, económico e financeiro, jurídico, linguístico, institucional, formativo e profissional.
Esta foi uma das várias iniciativas que o CNT pretende dinamizar junto de entidades governamentais e não-governamentais, no sentido de consolidar os seus desígnios e intervenção neste domínio.